Com o objetivo de identificar o perfil dos usuários, bem como avaliar suas impressões sobre Teresina, e estudar o comportamento dos teresinenses que viajam, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec) iniciou, na quarta-feira (20), uma pesquisa com os passageiros que embarcam e desembarcam no Aeroporto Petrônio Portela.
A pesquisa é realizada por alunos estagiários de uma faculdade da capital, que participaram de um treinamento para realizar o estudo. Serão utilizados, no total, nove pesquisadores, nos três turnos, que aplicarão 800 questionários em ambas as pesquisas, com margem de erro de 5%. A pesquisa se estende até a próxima terça-feira (26) e contam com apoio da INFRAERO. Segundo o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, a pesquisa possibilitará identificar ainda, quais os maiores gastos e segmentos mais procurados por quem chega à capital.
"Nós queremos analisar se o turismo no Piauí é deficitário ou superavitário, saber se Teresina ganha mais com esse turista quem vem, ou se esse teresinense gasta mais fora a partir do turismo em outras cidades. Observamos com base na mesma pesquisa feita em 2017, que os turistas que entraram pelo aeroporto, no ano passado, geraram R$ 112 milhões de receita turística, enquanto as despesas chegaram a R$105 milhões.
Ou seja, a receita é maior do que despeja, isso mostra que o turismo de capital via aeroporto é superavitário. E por meio dessa pesquisa conseguiremos identificar quais foram os maiores gastos, como também os segmentos mais procurados", afirma o secretário. |