O empresário David Neeleman, fundador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, planeja lançar mais uma companhia aérea, desta vez nos Estados Unidos, segundo a publicação americana especializada no setor, Airline Weekly. Empreendedor em série, essa seria a sétima aérea de baixo custo criada pelo empresário americano, de 58 anos.
Citando pessoas familiarizadas com o assunto, a publicação afirmou que o empresário está tentando levantar um aporte de US$ 100 milhões para a companhia. Parte do dinheiro viria do bolso do próprio Neeleman. Entre os investidores, estariam também o ex-presidente da Air Canada Robert Milton.
Os planos são de que a companhia, batizada inicialmente de Moxy Airways, comece a voar já em 2020. A empresa funcionaria com uma frota de jatos C-Series, fabricada pela Bombardier.
De acordo com fontes próximas às negociações, Neeleman estaria em conversas com a fabricante canadense para firmar uma encomenda de 60 jatos CS-300, diz a Airline Weekly.
Procurados pela publicação, Neeleman e Bombardier não comentaram as informações. No Brasil, a Azul também preferiu não se pronunciar.
Ainda segundo a Airline Weekly, o plano é operar voos ponto a ponto de cidades secundárias que não são atendidas pelas grandes companhias do setor nos Estados Unidos.
Neeleman vê espaço para uma nova empresa aérea de baixo custo que consiga aliar a economia de usar aeroportos menores com o modelo da Bombardier, que tem baixo consumo de combustível em função de um motor mais moderno e o uso de fibra de carbono leve.
Em material de apresentação da nova companhia, à qual a publicação especializada teve acesso, o texto destaca que entre 2007 e 2017 a economia americana cresceu 34%, mas que o número de lugares em avião de companhias domésticas não avançou. Em pequenos aeroportos, a oferta até diminuiu.
Avanço. Além de fundar a Azul em 2008, que se transformou na terceira maior companhia no Brasil, Neeleman também participou da fundação das americanas JetBlue (a marca mais famosa da trajetória do empresário) e Morris Air, e da canadense WestJet Airlines.
Presidente do conselho de administração da Azul e o maior acionista individual da aérea brasileira, Neeleman é também acionista da TAP, depois de ter vencido o processo de privatização da companhia portuguesa por meio do consórcio Gateway Atlantic, em 2016. |