Está prevista para hoje (19), a audiência pública que irá discutir a concessão à iniciativa privada do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, município vizinho à Cuiabá. As audiências presenciais são parte do processo regulatório de concessão e são o momento em que as partes interessadas podem apresentar sugestões de alteração do edital, manifestar dúvidas e fazer críticas ao documento.
Ao todo, serão leiloados 13 aeroportos em três blocos regionais definidos conforme a localização geográfica. No caso de Mato Grosso, são cinco aeroportos. Além do "Marechal Rondon", serão repassados à iniciativa privada os terminais de Sinop, Barra do Garças, Rondonópolis e Alta Floresta, que formam o bloco centro-oeste.
Os demais blocos são de terminais localizados no nordeste do país, formado pelos aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE). O bloco sudeste inclui os aeroportos de Vitória (ES) e Macaé (RJ). As novas concessões terão prazo de duração de 30 anos.
Na última sexta-feira (15), o evento ocorreu em Vitória (ES) e, ontem, (18), em Brasília. Na capital, o encontro acontece no Hotel Hits Pantanal Hotel, em Várzea Grande, a partir das 14 horas. A etapa de audiência pública terá um período de 45 dias.
Conforme informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), previsão é que os cinco aeroportos sejam leiloados até o final deste ano, e recebam investimentos de cerca de R$ 800 milhões. “A economia de Mato Grosso será fortemente impactada com essas concessões. Somos o único ente da federação com um bloco de aeroportos para ser leiloados. Estamos vivendo uma nova era para o setor aeroportuário de Mato Grosso. Poderemos ter, até mesmo, uma empresa internacional operando no Estado, dando um novo padrão de qualidade às nossas unidades e aos serviços prestados aos passageiros”, afirmou o titular da pasta, Marcelo Duarte, por meio da assessoria de imprensa.
MANUTENÇÃO – Desde o último domingo (17), obras de manutenção são realizadas pista do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. Para a realização dos serviços, a pista será interditada até o próximo dia 30 de junho, no período das 23h40 às 4h40, de acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Porém, todos os voos previstos para esse intervalo foram remanejados e realocados pelas companhias aéreas. “Entre os serviços, serão realizados a manutenção do balizamento, incluindo a demarcação e a identificação, e o recapeamento, aproveitando o período de estiagem das chuvas e também medição de atrito”, informou a Infraero. O investimento é da ordem R$ 1,4 milhão. |