Juíza suspende contrato de obra do monotrilho

Fonte CONUT - 19/06/2018 - 08h25min
Juíza suspende contrato de obra do monotrilho
A 5.ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo suspendeu a execução de um dos contratos das obras da Linha 17-Ouro do Metrô, o monotrilho da zona sul, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária. A medida vale até que a empresa pague atualizações monetárias sobre as obras já realizadas pelo consórcio Monotrilho Integração. A decisão é liminar e ainda cabe recurso.
 
A suspensão afeta o principal contrato do projeto, que inclui a instalação de vigas de sustentação dos trens, material rodante e sistemas de sinalização. As obras para construir estações e o pátio de manobras das composições, em contratos separados, continuam autorizadas.
 
Movida pelas empresas Andrade Gutierrez, CR Almeida, Scomi Engineering e MPE, a ação busca o pagamento dos valores de atualização monetária retidos em faturas emitidas pelo consórcio, de R$ 11 milhões.
 
A defesa do Metrô afirma que a correção não é devida, pois o atraso no pagamento foi imputado ao próprio consórcio e não deve ser acolhido. A estatal vai recorrer da decisão.
 
Segundo a juíza Carmen Oliveira, ainda que o atraso possa ter sido causado pelo consórcio, o valor do contrato firmado com o Metrô ainda é devido. E a decisão de não aplicar índices que reflitam a variação da inflação, destaca a magistrada, implica penalização do consórcio contratado para executar as obras, o que é “inadmissível”.
 
“Em nenhum momento o contrato celebrado relaciona a incidência da correção monetária com o cumprimento do cronograma pelo consórcio contratado ou, ainda, à eventual culpa deste por eventual atraso ou inadimplemento”, escreveu ela.
 
Obra.
 

O monotrilho foi anunciado em 2010, mas nada foi entregue. A previsão agora é concluir um trecho de 7,7 km e 8 estações, ligando Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9Esmeralda da CPTM, passando pela Linha 5-Lilás do Metrô. O governo prevê entregar a obra até o 2.º semestre de 2019. 

COMPARTILHAR
Campinas inovando no serviço de entregas
19/06/2018
Campinas inovando no serviço de entregas
Testes de entregas por drones começa em Campinas. Rotas e aeronaves são avaliadas pela Ana.

A Anac revogou a suspensão cautelar. Das atividades do aero clube de Alagoas
19/06/2018
A Anac revogou a suspensão cautelar. Das atividades do aero clube de Alagoas
As operações estavam paralisadas desde o acidente aéreo que vitimou o cantor Gabriel Diniz.

Azul terá 14 voos diários na ponte aérea Rio/São Paulo a partir de outubro
19/06/2018
Azul terá 14 voos diários na ponte aérea Rio/São Paulo a partir de outubro
A companhia Azul Linhas Aéreas pretende iniciar nesta semana a venda das passagens dos voo.

 



ondeestamos
SAUS Quadra 01 Bloco J Ed CNT
Torre B Sala 707
Cep: 70070-010
Brasília - DF

faleconosco
Fones: (61) 3364-0303 / 3364-3838
contato@conut.org