O primeiro mês do hub de Fortaleza tem agradado as aéreas responsáveis pelas operações, o grupo Air France-KLM e a brasileira Gol. A movimentação tem sido tão positiva que a holandesa KLM estuda seguir o movimento iniciado por sua sócia francesa e aumentar, “em breve”, o número de voos entre a capital cearense e a Europa. “Se continuar como vemos hoje, poderemos ter voos diários em breve”, disse ao Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) o CEO da companhia Pieter Elbers, durante a 74ª reunião da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês).
Desde o início de maio, o hub recebe três voos semanais da KLM e dois voos semanais da Air France, operados por sua subsidiária de baixo custo (low cost) Joon. Mas em abril, antes mesmo de o hub ser inaugurado, a companhia francesa anunciou um aumento das frequências: a partir de outubro, serão três voos semanais entre Paris e Fortaleza. O presidente da KLM demonstra esse mesmo entusiasmo com o novo mercado e menciona a “sincronia única” encontrada pelas companhias para levar adiante o projeto do hub. Foi a primeira vez que três aéreas iniciaram, simultaneamente, uma operação conjunta.
Segundo Elbers, “não há novas cidades no nosso radar agora”. Fortaleza é o terceiro destino servido por voos diretos da KLM no Brasil. A companhia opera ainda sete voos semanais entre Amsterdã e São Paulo e Rio de Janeiro. |