SÃO PAULO - (Atualizada às 17h50) A Embraer fechou em alta de 6,12%, atingindo R$ 24,78, e ficou entre as maiores altas do Ibovespa, que subiu 0,62% a 72.754 pontos.
O papel da Embraer entrou em leilão após informação da agência “Bloomberg” atribuindo a uma fonte não identificada que as negociações entre a fabricante brasileira e a concorrente americana Boeing estão próximas de serem concluídas.
As duas negociam desde dezembro do ano passado uma combinação de negócios.
A intenção inicial da Boeing era comprar o controle da Embraer, mas o governo brasileiro — que tem uma ação com direito a veto no capital da empresa de São José dos Campos (SP) — foi contra alegando interesses estratégicos do país em áreas de Defesa & Segurança.
A solução encontrada e que vem sendo costurada é a constituição de uma joint-venture que vai cuidar dos negócios da aviação comercial. A Embraer teria 20% dessa empresa e a Boeing os 80% majoritários.
O governo brasileiro já deu aval a esse modelo.
O Valor apurou que as negociações estão em andamento e que alguns detalhes ainda precisam ser acertados.
Entre esses detalhes está a forma com que a Embraer e a Boeing farão os aportes de ativos na joint-venture e como as participações econômicas de cada lado serão remuneradas.
Esse detalhe é fundamental para que a Embraer possa manter a sustentabilidade das áreas de defesa e segurança e de jatos executivos, uma vez que a unidade de aviação comercial responde por mais de 55% do faturamento da companhia atual. |