A pista do Aeroporto Lauro Kortz será liberada para voltar a receber voos de aeronaves turbojato nesta sexta-feira (9). A confirmação foi divulgada no fim da tarde dessa quinta-feira (8) com a entrada de nova portaria no Diário Oficial da União.
O local estava com restrição para operações com esse tipo de avião desde terça-feira, em razão de uma desagregação no pavimento.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, a liberação ocorre como medida cautelar para os próximos 30 dias. Nesta sexta-feira, mais detalhes serão oficializados por meio de nota técnica publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A partir da entrada da nota no sistema, a pista será automaticamente liberada.
Ainda na quarta-feira, como medida emergencial, a companhia aérea Azul, que realiza o voo diário de Passo Fundo a Campinas, havia utilizado aeronave ATR de turbo hélice para conseguir pousar no Aeroporto.
Com a liberação da pista, o voo inaugural de Passo Fundo a São Paulo, pela companhia aérea Gol, deverá ser realizado caso as condições climáticas contribuam para a operação.
Também na quarta-feira, a Gol havia se manifestado sobre a situação e comunicou que aguardava a autorização dos órgãos reguladores para iniciar as operações com “total segurança”. |