A história da Varig, uma das empresas brasileiras com maior destaque internacional no transporte aéreo, será contada nas telas do cinema. Começou nesta semana as filmagens do documentário que pretende contar como a Viação Aérea Rio-Grandense dominou o mercado de voos no Brasil por mais de três décadas, até o fechamento nos anos 2000.
O diretor do documentário se rá o jornalista Carlos Bighetti, um apaixonado por aviaçãoque decidiu levar a história para as telas após alugar duas fitas com os vídeos institucionais da Varia. Para Bighetti, preservar a historia da Varig é uma forma "de mostrar o Brasil que deu certo. Tenho a preocupação que os mais jovens não sabem o que foi a Varig, essa relação que está se perdendo."
Bighetti achou, na Internet, o piloto Gabriel Toledano, um ex-funcionário da companhia que também tinha em sua posse um grande material de arquivo da empresa e agora atua como consultor do documentário. Na noite de quinta-feira os produtores do filme estiveram reunidos com antigos funcionários da Varig no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, local que hospedava a tripulação nos anos da companhia.
|