A qualidade do serviço e infraestrutura do Aeroporto de Fortaleza ficou entre as seis piores do Brasil, segundo avaliação de usuários. Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, divulgada pelo Ministério da Infraestrutura, apontou que, numa escala de 0 a 5, a média geral de satisfação com o aeroporto ficou em 4,24. Menor do que a média nacional de 4,39 e maior do que o último resultado obtido nos primeiros três meses do ano, com 4,16.
O dado, no entanto, superou a meta estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). Pela primeira vez nos últimos seis anos, os 20 principais aeroportos brasileiros receberam, entre os meses de abril e junho, notas acima de 4 (bom) pelos passageiros.
Em comparação ao trimestre anterior e o resultado anual de 2018, o desempenho em Fortaleza melhorou. Segundo a Fraport, administradora do equipamento, fruto do esforço na melhoria de serviços. Isso em paralelo às obras de ampliação.
A empresa afirma que pretende entregar novas opções para consumo, que estão sendo negociadas, intensificar as rotinas de limpeza e investir em melhorias de processos de manutenção e renovação de equipamentos. "Estamos trabalhando todos os dias para minimizar os impactos e entregar um aeroporto moderno, eficiente, com padrões internacionais de operações e segurança e alta qualidade de serviços a todos", diz em nota.
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, as avaliações demonstram que as políticas adotadas pelo novo governo começam a dar resultados. "Mais investimentos, apoio e visibilidade para o turismo e, consequentemente, melhorias na infraestrutura do País, além da abertura do mercado aéreo ao capital estrangeiro".
James Rojas Waterhouse, professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), avalia que os resultados são compreensíveis em decorrência de um processo de transformação.
Ele ainda acrescenta que a chegada da iniciativa privada fez a diferença para alavancar o patamar de qualidade dos aeroportos. "A quantidade de aeroportos com estruturas precárias já é bem menor do que no passado, quando os maiores aeroportos enfrentavam esses problemas".
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