A integração entre ônibus e os coletivos do transporte complementar de Taubaté (Tctau) começa a valer a partir desta sexta-feira (20). Quatro anos depois do início do processo, em 2014, o sistema de bilhetagem eletrônica passou a valer para quem usa os dois serviços.
A integração do serviço é uma demanda antiga da cidade e promessa de campanha do prefeito Ortiz Júnior (PSDB). Em 2014, a prefeitura anunciou que faria a integração, mas o sistema só saiu do papel quatro anos depois.
De acordo com a prefeitura, a partir desta sexta-feira (20) todas as vans e micro-ônibus contam com catraca eletrônica e GPS integrado ao sistema do transporte coletivo para que o usuário acompanhe a rota pelo aplicativo. O Tctau vai operar quatro linhas.
Além de aceitar o bilhete eletrônico, a integração pode encurtar trajetos. Na prática, o usuário que sair do bairro com direção a rodoviária velha pode, por exemplo, usar o Tctau para concluir o trajeto sem pagar uma nova passagem.
A lei que regulamenta o sistema exigia que os permissionários usassem micro-ônibus. Para isso, a prefeitura deu prazo de 90 dias, com término em outubro deste ano. Por causa do prazo de adequação, o número de vagas de gratuidade foi limitada a duas no Tctau.
Com a regulamentação, a empresa e os permissionários não vão competir com as mesmas linhas em horários alternados, como funcionava antes. Agora, a Tctau vai operar apenas em quatro linhas: Marlene Miranda, Vila Aparecida, Parque Sabará e São Gonçalo. As demais linhas vão ser operadas pela ABC Transportes. Os novos horários das linhas de ônibus podem ser consultados pela internet.
Assista a reportagem:
|