Assista a reportagem da TV Tarobá:
Atraso é uma reclamação constante de quem precisa de ônibus para ir e vir... Muita gente prefere sair mais cedo de casa pra não correr o riscos de se atrasar. Os horário das linhas não ficam disponíveis em nenhum ponto do terminal, apenas com a ajuda de fiscais ou com atendente no balcão.
Numa tentativa de facilitar, a empresa responsável aderiu um aplicativo de monitoramento. O Moovit já existe e é usado em 2200 cidades. Quem baixar o app no celular vai ter as informações em tempo real de onde o ônibus que precisa está e quanto tempo falta para chegar onde o passageiro espera. Além de poder ser avisado quando o transporte estiver chegando.
A tecnologia funciona via GPS, basta clicar em cima da linha que precisa saber as informações, mas pra que o passageiro use o aplicativo ele precisa estar conectado a internet. Mudança que chega em tempos de análise do plano de mobilidade urbana e discussão do contra todas empresas que executam o serviço. A concessão vence no início do ano que vem e ainda não se sabe se vai ser renovada ou se será aberta nova licitação.
(Reportagem Ticianna Mujalli / imagens Andelson Moro) |