Um erro operacional provocou falha elétrica em trens do Metrô-DF e atrapalhou a retomada do serviço na manhã desta quinta-feira (10), quando os metroviários voltaram ao trabalho após seis dias de greve. Pelo menos dois veículos pararam de rodar em estações de Águas Claras, e os passageiros precisaram quebrar os vidros e caminhar pelos trilhos para deixar o local. Quatro pessoas receberam atendimento do Samu e uma gestante foi levada ao Hospital Regional de Taguatinga.
Aqui, quando o metrô para de funcionar, corta a ventilação dentro. Como os trens estão superlotados com o fim da greve, o pessoal fica agitado. Eu logo olhei pela janela e vi a confusão. Acho que era o maquinista de fora, pedindo para o pessoal se acalmar”
Luiz Rodolfo da Silva, morador que viu passageiros andando pelos trilhos
O problema ocorreu no sentido Estação Central, na Rodoviária Plano Piloto. Pela manhã, todos trens que partiam de Samambaia e passavam por Águas Claras sofreram atraso de pelo menos dez minutos. De acordo com o Metrô, passageiros quebraram 11 janelas do veículo que parou entre as estações Águas Claras e Arniqueiras e começaram a caminhar pelos trilhos.
Ainda segundo com a autarquia, a via precisou ser desenergizada para evitar acidentes. O problema se repetiu depois da Estação Concessionárias.
Morador de um prédio vizinho à estação, o bancário Luiz Rodolfo da Silva flagrou o momento em que passageiros abandonavam os trens e caminhavam pelos trilhos. Ele afirma que foi atraído para a janela de casa pela gritaria na estação.
“Aqui, quando o metrô para de funcionar, corta a ventilação dentro. Como os trens estão superlotados com o fim da greve, o pessoal fica agitado. Eu logo olhei pela janela e vi a confusão. Acho que era o maquinista de fora, pedindo para o pessoal se acalmar”, conta o homem.
Ainda segundo Silva, os passageiros começaram a quebrar os vidros do trens por medo de passar mal e pelo nervosismo diante da situação. O registro foi feito pouco antes das 7h, mas os problemas na estação teriam durado pelo menos uma hora. |