Fora dos trilhos - PAINEL S.A.

Fonte CONUT - 21/02/2020 - 09h43min
Fora dos trilhos - PAINEL S.A.

 O TCU (Tribunal de Contas da União) ainda não está convencido de que o projeto de construção de um monotrilho para ligar a estação Aeroporto da CPTM aos terminais de Cumbica é realmente necessário. Há um ano, o governador de São Paulo, João Doria, chamou de "bizarra" a falta de conexão deixada por seu antecessor no trecho. Mas a avaliação, por enquanto, é que a ligação por sistema de ônibus, que já é feita no local, atende satisfatoriamente a demanda atual.

Decolagem O desejo de Doria é que o maior aeroporto internacional do país tenha ligação total com o sistema de trilhos da capital, sem que o viajante tenha de se deslocar de ônibus carregando as malas no trecho final, assim como acontece nas grandes metrópoles no mundo. 
 
Pouso Para preencher o percurso que falta são necessários investimentos em torno de R$ 200 milhões em um veículo chamado people mover, cujos projetos já foram encaminhados para estudo.  
 
Mala O recurso sairia de uma renúncia de arrecadação do governo federal, por meio da outorga paga pela concessionária do aeroporto, mas segundo envolvidos no projeto, é preciso levantar mais informações para convencer o TCU de que o gasto é necessário.   
 
Pista Ronei Glanzmann, chefe da Secretaria Nacional de Aviação Civil, também favorável ao projeto, reconhece que a demanda no trecho é baixa, mas diz que há fortes perspectivas de que o volume de passageiros crescerá. 
 
Turbina "O principal ponto é o fato de Guarulhos ser um dos principais aeroportos na região, o hub da América do Sul, com argentinos, colombianos, paraguaios que usam aqui como porta de entrada e saída, como Paris e Madri", afirma Glanzmann.
 
Capricho O secretário diz que, embora o monotrilho possa parecer um certo capricho para alguns, já que os ônibus atendem a atual demanda, a ligação por trilhos é um sistema mais profissional para os turistas.
 
Partida O resultado do processo seletivo das propostas para o people mover recebidas pela concessionária do aeroporto de Guarulhos deve ser protocolado nesta sexta (21).
 
Tosse A Suzano diz que doou mais de 200 mil máscaras descartáveis à China para ajudar no combate ao coronavírus. O carregamento foi enviado à Agência Brasileira de Cooperação do Itamaraty e deve chegar à embaixada do Brasil em Pequim nesta sexta (21).
 
Barreira Depois de virar moda no governo federal, a segregação de jornalistas aparece no setor empresarial. No CEO Conference Brasil 2020, realizado nesta semana pelo BTG Pactual no hotel Grand Hyatt em SP, os jornalistas ficaram confinados em uma sala.
 
Reservado Inicialmente, até os toaletes do hotel foram vetados. Foram instalados banheiros químicos para a imprensa no lado de fora. Após reclamação, o uso de banheiros no restaurante do lobby do hotel foi liberado.
 
Tela Segundo o BTG, nem todos os palestrantes se sentiam à vontade com a possibilidade de serem abordados por repórteres. Duas TVs na sala de imprensa reproduziam as palestras para os jornalistas. 
 
Gravador No evento, 5 dos mais de 30 palestrantes e moderadores chegaram a conversar com os jornalistas porque decidiram ir até a sala de imprensa: o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida, e os governadores João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ) e Eduardo Leite (RS).
 
Filme de terror O anúncio do fechamento do Cinearte no Conjunto Nacional, em SP, nesta quarta-feira (19), não surpreendeu o mercado, que esperava a notícia desde meados do ano passado, quando a Petrobras tirou o patrocínio do cinema por orientação do governo Bolsonaro. 
 
Trailer Os meses se passaram sem que a casa conseguisse um novo patrocinador, elevando a expectativa de que o fim das atividades seria o desfecho. Há 15 dias, como informou o Painel S.A., cinéfilos que frequentam o local questionaram o cinema ao ver as portas fechadas temporariamente. Na ocasião, o Cinearte disse que foi manutenção de projetor.
 
Lar O preço médio do aluguel residencial na cidade de São Paulo caiu 0,8% em janeiro, segundo o Secovi-SP (sindicato do setor imobiliário). No acumulado de 12 meses, o índice está em 3,17%, abaixo dos 7,81% registrados pelo IGP-M e que reajusta o valor das locações.
COMPARTILHAR
Relicitação de contrato chega com atraso
21/02/2020
Relicitação de contrato chega com atraso
O governo federal publicou ontem decreto que regulamenta a relicitação dos contratos de pa.

 



ondeestamos
SAUS Quadra 01 Bloco J Ed CNT
Torre B Sala 707
Cep: 70070-010
Brasília - DF

faleconosco
Fones: (61) 3364-0303 / 3364-3838
contato@conut.org