Agência de turismo é condenada a indenizar passageiros por alteração no horário de voo

Fonte Migalhas - 01/08/2018 - 14h39min
Agência de turismo é condenada a indenizar passageiros por alteração no horário de voo
A 27ª câmara Cível do TJ/RJ desproveu recurso da agência de turismo Decolar.com e a condenou solidariamente com a companhia aérea Tam a pagar indenização por danos morais a passageiros que tiveram horário de voo alterado. Para o colegiado, a agência de turismo integra a cadeia de consumo e deve responder pelos danos suportados pelos passageiros.

Três passageiros ajuizaram ação contra as empresas sob o argumento de que, ao tentar fazer check-in, descobriram que o voo havia sido cancelado. Alegaram que foram realocados para um voo que sairia oito horas depois do anterior e que tiveram negados pelas empresas pedidos como refeição e um lugar mais cômodo para aguardar o voo.

O juízo de 1º grau julgou procedente o pedido e condenou as empresas a compensar os autores pelos danos morais sofridos no valor de R$ 3 mil para cada. Diante da sentença, a agência de turismo interpôs recurso alegando que os passageiros, ao comprar as passagens pelo site, anuiram a todas as cláusulas contratuais, que dispõem que as confirmações, cancelamentos e/ou eventuais reembolsos são realizados pelas companhias aéreas.

Ao julgar o caso, a desembargadora Maria Luiza de Freitas Carvalho, relatora, destacou que há responsabilidade solidária entre a companhia aérea e a agência. Para ela, não prospera o argumento da Decolar.com de que não tem qualquer ingerência na alteração do horário do voo, pois integra a cadeia de consumo, e, portanto, deve responder pelos danos suportados pelos consumidores.
 
“A ré responde pelos vícios dos produtos e serviços anunciados em seu sítio eletrônico por seus parceiros comerciais, uma vez que aufere lucro com a atividade desempenhada, na medida em que parte do valor arrecadado com as vendas reverte em seu benefício próprio. Daí porque deve responder solidariamente com seu parceiro comercial pelos danos causados, nos termos da legislação consumerista.”
Assim, a 27ª câmara, por unanimidade, manteve o quantum indenizatório fixado em 1º grau.
 
COMPARTILHAR
PROGRAMA DE FIDELIDADE DA GOL É ALTERADO POR ORDEM JUDICIAL
01/08/2018
PROGRAMA DE FIDELIDADE DA GOL É ALTERADO POR ORDEM JUDICIAL
Decisão foi tomada em resposta à ação civil pública impetrada pela Proteste.

CENTRO DE CONEXÕES EM AEROPORTO DO CE PERMITE PARADAS GRATUITAS EM DUAS CIDADES EUROPEIAS
01/08/2018
CENTRO DE CONEXÕES EM AEROPORTO DO CE PERMITE PARADAS GRATUITAS EM DUAS CIDADES EUROPEIAS
Serviço de stopover já está disponível para passageiros que viajam pela Air-France/KLM via.

 



ondeestamos
SAUS Quadra 01 Bloco J Ed CNT
Torre B Sala 707
Cep: 70070-010
Brasília - DF

faleconosco
Fones: (61) 3364-0303 / 3364-3838
contato@conut.org